III Sarauê

III Sarauê

Detalhes do Evento

O Garoto Cidadão Congonhas (MG), projeto sociocultural da Fundação CSN, apresenta o III Sarauê, evento online de quatro dias de duração, entre 13 e 16 de julho, conta com a participação de educandos das demais unidades em sua programação: Araucária (PR), Arcos (MG), Itaguaí e Volta Redonda (RJ) e São Paulo (SP). O evento proporciona um encontro poético de formação e difusão cultural com diversas produções artísticas que enaltecem a potência da poesia.

O Sarauê teve início em 2019, na unidade do Garoto Cidadão em Congonhas, para fortalecer o processo da leitura e da poesia no processo educativo. Após aprender a escrever e recitar poesias, os educandos se apresentavam no espetáculo. Desde o ano passado, o evento passou a ser online, e em 2021, educandos de todos as unidades do Garoto Cidadão terão a oportunidade de participar do III Sarauê.

Esta iniciativa é uma realização da Fundação CSN com o Ministério do Turismo. Tem patrocínio máster da CSN e patrocínio da MRS e Grupo Sotreq, Banco Safra, Itá Energética, Grupo RFR, TORA, D’Granel e Fundição Aço Inox por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

Confira a programação completa:

Live de abertura do III Sarauê

Data: 13/07, 17h

A abertura da ação acontece em um encontro muito especial com a presença de André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN, Marcelo Matos, Relações Institucionais da CSN em Minas Gerais, Jean Ângelo de Oliveira, Secretário Municipal de Cultura da cidade de Congonhas (MG), Joseane Nogueira, educadora do Garoto Cidadão Congonhas (MG).  A mediação da conversa será feita por Magda Puygcerver, Coordenadora do Garoto Cidadão Congonhas (MG).

Durante a live teremos exibição de vídeos com João Victor, educando do Garoto Cidadão de Congonhas, apresentando o poema Humildade, de Cora Coralina e com a personagem Cocada, interpretada pela atriz Regina Bahia, trazendo uma visita pelo patrimônio imaterial de Congonhas.

 

Live | Doses de Afeto

Data: 14/07, 17h

No segundo dia da ação, a live Doses de Afeto conta com a participação de Geovana Cruz, educanda do Garoto Cidadão Congonhas (MG), Sara Yasmin, educanda do Projeto Garoto Cidadão Volta Redonda (RJ), Maria Eduarda Teixeira, educanda do Projeto Garoto Cidadão Congonhas (MG), Iasmin Vitória, educanda do Projeto Garoto Cidadão Itaguaí (RJ), apresentando ao público suas recitações de grandes poetisas nacionais.

A live ainda terá a participação especial de Bruno Regenthal e Yago Rufato da Cia. Lamparina que narram a trajetória do grupo e seu relevante trabalho na arte e educação com especialidade no Teatro de Animação. Essa conversa será mediada por Joseane Nogueira, Educadora do Projeto Garoto Cidadão Congonhas (MG) e a Palhaça Tiana Polioga.

 

Oficina teatral de bonecos com a Cia Lamparina

Data: 15/07, 9h

A Cia Lamparina realiza a oficina teatral de construção de bonecos com materiais recicláveis que temos em casa, com a proposta de ressignificar estes objetos e dando a eles uma nova vida. A oficina será ministrada por Yago Rufato, educador e ator da Cia Lamparina.

 

Live | Fortalecimento da Identidade Cultural

Data: 15/07, 17h

A live “Fortalecimento da Identidade Cultural” traz o processo de construção de uma identidade repleta de elementos e significados, que apontam o resgate das origens e fundamentos das mais diversas raízes da nossa cultura.

A live conta com a participação de Camylla Vitória Chepluk, educanda do Garoto Cidadão de Araucária (PR), Iraê Dantas Alexandrino da Silva, educanda do Garoto Cidadão de Heliópolis (SP), Elizeu Elias Silva Rodrigues, educando do Garoto Cidadão de Arcos (MG), Júlia Gabrielle Santos Nascimento, educanda do Garoto Cidadão de Congonhas (MG), Franciele Aparecida Teixeira, educanda do Garoto Cidadão de Congonhas (MG), apresentando seus trabalhos sobre racismo, empoderamento feminino, protagonismo jovem entre outros temas relevantes.

A live também conta com a participação especial de Pablo Bertola do Grupo Ponto de Partida, fundado em 1980 na cidade de Barbacena (MG) com atuação em escolas, fábricas, empresas e ONGs.

Considerado um dos grupos de teatro mais importantes do país, responsável pelo trabalho e formação de diversos artistas espalhados pelo mundo. A conversa será mediada por Joseane Nogueira, Educadora do Projeto Garoto Cidadão Congonhas (MG) e a Palhaça Tiana Polioga.

 

Encontro com o Ponto

Data: 16/07, 9h

Pablo Bertola, Gestor, Diretor Musical, Ator, Músico, Compositor, Arranjador e Oficineiro, oferta no encontro um pouco de sua vivência na arte e no Grupo Ponto de Partida, fundado em 1980 na cidade de Barbacena (MG).

Programação do Evento

III Sarauê

Local do Evento

Evento Online