MEMÓRIA HISTÓRIA FUTURO

MEMÓRIA  HISTÓRIA  FUTURO

 

A exposição traz projeções de registros fotográficos que narram a linha do tempo da construção da Usina Presidente Vargas, na cidade de Volta Redonda (RJ) e também imagens de pessoas que para cá vieram para trabalharem e construírem a sua trajetória de vida. O acervo traz ao público registros imagéticos de fotografias do Centro de Documentação – CEDOC da CSN e do fotógrafo J.R em P&B.

Os registros fotográficos trazem uma reflexão sobre a formação histórica de Volta Redonda, gerada pela memória de pessoas vindas de várias partes do Brasil e até mesmo do exterior, plantada e forjada através da sua própria identidade. Forma-se aqui uma identidade coletiva de sonhos, concretizada pelo trabalho que traz pertencimento por ser parte viva da construção de uma grandiosa siderurgia e ao mesmo tempo de uma cidade de grande importância para o crescimento do país. Descreve-se aí a síntese do trabalhador voltarredondense, que tece a cada dia o verdadeiro significado de colaborador ativo, parte do eixo de uma engrenagem coletiva de desenvolvimento.

Na linha do tempo apresentada pelas projeções, J.R. Duran traduz através de seu olhar, um espaço que aposta nos desafios de novas tecnologias em constantes mudanças e ao mesmo tempo em sintonia com o homem. A todo momento, homem e máquina nos permitem tecer uma conexão que nos leva para o futuro. Um futuro que nos faz perceber e refletir sobre as particularidades de conhecimento de cada trabalhador, disponíveis para responder os frequentes desafios que estão por vir.

 

 

Fotos acervo CEDOC

 

 

 

 

 

Fotos J.R Duran