Habitar-se Mostra Cultural

O ano de 2020 foi surpreendido com uma pandemia mundial e mudou o jeito de se relacionar como um todo. O distanciamento social fez repensar as estratégias para continuar a formação de educandos do Garoto Cidadão. Desta forma, lançaram aulas virtuais, o que os possibilitou estreitar ainda mais laços entre os educadores, jovens e familiares.

A partir deste novo jeito de ensinar e diferente dos demais anos, os educadores e jovens se reinventaram para manter a tradição de finalizar a temporada, apresentando um espetáculo que antes era presencial em cada cidade, agora nas plataformas digitais do Centro Cultural Fundação CSN.

E assim surgiu o Habitar-se: Mostra Cultural Garoto Cidadão, de angústias, solidariedade, empatia e união, tudo o que este momento significou. Os educandos foram incentivados a olharem para dentro de si mesmos e compreender o que os levou a superar este período. Sonhos, crenças, sentimentos…? O Habitar-se é um ato de afeto e esperança de que tempos melhores virão.

As apresentações acontecem entre os dias 16 e 22 de dezembro e contam com webséries, vídeos e lives, onde crianças e adolescentes puderam produzir, atuar e cantar. Todas as produções respeitaram os protocolos de segurança contra a COVID-19.

Confira a programação:

 

Classificação Livre

16/12 às 18h

Duração: 30 minutos

Descrição: O espetáculo musical “Toca Tim” com direito a dança, teatro e circo é uma homenagem ao grande artista Tim Maia.

Até hoje, Tim Maia é um grande símbolo de resistência dentro do mundo musical. Resistência que inspira e traz esperança a todos. Esta é a essência do espetáculo, entender seu lugar no mundo e buscar em si, formas de transformá-lo.

 

 

Classificação Livre

 

17/12 e 18/12 às 19h

Duração: 16 minutos cada episódio

Descrição: A websérie é baseada no livro O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon, e conta a história de João Batista, conhecido como Tistu. O garoto encantador, nunca passou dificuldades, pois morava com os pais em uma casa bonita e reluzente. Até que um dia, decidiu olhar para o mundo e encontrou uma realidade totalmente diferente da que ele conhecia.

O choque de perceber que outros não levavam uma vida como a dele, o fez enxergar o mundo com mais amor, cor e com flores. A proposta é entender seu lugar no mundo, mas com esperança de que podemos enxergá-lo de diversas formas, dependendo da sua realidade.

 

 

Classificação Livre

17/12 às 18h

Duração: 6 minutos

Descrição: Bate-papo ao vivo e apresentação do videoclipe Moldura, música do Grupo Força Vocallis, é homenagem ao 82º aniversário de Congonhas. O clipe mostra Ketlley, garota que sonha em tocar na orquestra do Garoto Cidadão. O sonho ganha forças quando ela recorda da lenda do tsuru. Segundo a crença, quando se faz 1000 tsurus você realiza o sonho.

Entre várias imagens da cidade, o clipe mostra a relação entre Ketlley, a flauta, o tsuru e seu sonho. A letra da música, considerada um hino pelos moradores da cidade, contextualiza diversos desafios durante o período de distanciamento social, onde todos encontraram dentro de si, forças para acreditar em um futuro melhor.

 

 

Classificação Livre

21/12 às 18h

Duração: 40 minutos

O pré-lançamento da websérie “Lamparina e Zé Bonito, uma história de amor no sertão” terá bate-bate entre jovens e educadores, exibição do trailer e apresentação de canto à capela. Os capítulos serão exibidos durante janeiro.

A proposta de fazer um resgate à literatura de cordel e cultura nordestina, traz uma história de amor no sertão nordestino entre Lamparina, braba feito furacão, e Zé Bonito, que é calmaria feito verso e poesia. Ela quer a revolução através da força, ele quer a revolução através da poesia. Cada um com a sua individualidade, mas os dois em busca de um mundo melhor.

 

 

Classificação Livre

22/12 às 18h

Duração: 15 minutos

Descrição: A apresentação é uma releitura do filme O Rei do Show que mescla dança, performance e poesia. Durante o vídeo, 3 pessoas retratam suas experiências com padrões impostos pela sociedade e como hoje, cada uma delas passou a reconhecer sua essência. “Singular” trabalha questões atreladas aos preconceitos sociais.

 

Clique aqui para assistir a programação.