Fim do ano do Garoto Cidadão

2021 está chegando ao fim e para celebrar o término de mais um ano desafiador, apresentamos uma Mostra Cultural de fim de ano, com eventos híbridos para que todas as unidades do Garoto Cidadão fechem o ano com chave de ouro. As ações acontecem entre os dias 15 e 23 de dezembro e terão transmissão pelo Youtube e Facebook do Centro Cultural. As atividades presenciais seguem todos os protocolos de segurança contra a COVID-19.

Confira a programação completa:


Super Ação!!! Os dois lados da história

Garoto Cidadão Itaguaí

15/12 às 18h – evento presencial na unidade
Rua Hélio Abreu Dias, número 444.
Bairro Engenho – Itaguaí.

18/12 às 19h – transmissão online Facebook

Sinopse:
A apresentação será presencial na unidade do Garoto Cidadão de Itaguaí, leve sua máscara e álcool em gel e aproveite! E a transmissão online será no dia 18/12, às 19h, pelo Facebook do Centro Cultural.

Uma história de superação com apresentações culturais realizadas pelos educandos do Garoto Cidadão de Itaguaí, mostrando que apesar de tantas dificuldades vividas em decorrência da pandemia, a cultura tem o poder de mostrar o outro lado dessa história, trazendo o belo diante desse cenário tão sombrio. Serão realizadas diversas apresentações na sede do projeto das diversas áreas de atuação onde os educandos mais antigos realizarão a apresentação desses produtos para os novos educandos e seus familiares.


O Pequeno Príncipe

Garoto Cidadão Congonhas

15/12 às 19h – transmissão ao vivo Facebook e Youtube

Sinopse:
Acompanhe a Live de abertura e logo em seguida a transmissão da peça teatral logo em seguida! Vem com a gente! Olhe para o céu e verás estrelas, imagine que todas elas sorriem para você. Para muito além do que vemos no céu ou na terra, coisas incríveis e inimagináveis podem existir e de fato, existem… O essencial é invisível aos olhos! Assim partimos na viagem de um pequeno príncipe em busca de outros planetas, de novos amigos, da descoberta de si o do mundo.

Não bastasse um tema de tamanha magnitude, a releitura da história de Antoine de Saint-Exupéry, feita pelo Grupo de Teatro do Garoto Cidadão de Congonhas, traz também uma grata surpresa! Aviador, Pequeno Príncipe, raposa e outros personagens da história se transformam de bonecos. E não há lugar mais lindo para essa história ser contada, que a lúdica linguagem do teatro de bonecos, onde tudo é mágico, fantástico e onde nada é impossível!

Participantes da live:

Educandos: João Victor Silva, Gabriel Gustavo Valentim
Educadoras: Joseane Nogueira e Danni Junqueira
Coordenação: Magda Puygcerver
Mediação: Giane de Carvalho


Onde está o meu som?

Garoto Cidadão Congonhas

16/12 às 19h – transmissão online Facebook e Youtube

Sinopse:
Acompanhe o Curta Metragem ONDE ESTÁ O MEU SOM, uma história construída em cima de muitas outras histórias. Uma garota sonha em dançar sapateado, conhece uma escola de sapateado e faz amizades naquele ambiente novo e no meio do seu caminho ela tem que lidar com uma das descobertas mais difíceis da sua vida, a falta de som. No decorrer da história, a garota vai se redescobrir, ultrapassar limites e ter uma conexão imensa e profunda com ela mesma, com seus valores, com suas potências, procurando assim, a melhor maneira de mudar essa sua realidade.

Ao longo da história, é possível descobrir o que acontece com quem sonha, com quem sonha junto e com quem acredita. Este é um momento dançante e de extrema reflexão sobre onde estão os “nossos sons”! Vem com a gente!

Participantes: Maria Clara Curty, Giane de Carvalho, Giovana e Franciele


Coragem, Coração!

Garoto Cidadão Araucária

17/12 às 19h – transmissão online Facebook

Sinopse:
Para coroar os processos artísticos vividos em 2021, o Garoto Cidadão de Araucária apresenta o espetáculo: Coragem, Coração. A obra multi-arte (teatro, dança, música e poesia) é inspirada na lenda oriental do fio vermelho do destino.

A lenda diz que nascemos conectados a outras pessoas por um fio vermelho, amarrado no tornozelo ou no dedo mindinho. E que essas pessoas, em algum momento da vida, vão cruzar nosso caminho pra ensinar ou aprender algo. Esse fio pode esticar, embolar, mas nunca se arrebenta. O espetáculo traça percursos dos elos e vínculos desde o cordão umbilical, passando pelo corpo, coração, família, comunidade e mundo. A proposta é dialogar sobre conexões, trajetórias e sobre a força da união.

Participantes: Educandos do Garoto Cidadão Araucária, mães de educandos e integrantes da Comunidade.


Habitar

Garoto Cidadão Volta Redonda

17/12 às 19h30 – transmissão ao vivo Facebook e Youtube

Sinopse:
A live de abertura terá Giane de Carvalho e a profª de dança Letícia contando o processo de construção do documentário. Vem com a gente!

O documentário pretende trazer para reflexão a dualidade da arte nos locais onde ela habita, o quanto ela transforma os lugares, as comunidades e os lares e como foi mantê-la latente e viva nos tempos difíceis da pandemia. É o espelho vivo da realidade, a forma como os nossos garotos e garotas mantiveram viva a arte que “habita em cada um”. O resultado será um registro amplo e emocionante, capaz de atrair quem o assiste, promovendo uma reflexão do quanto a arte é importante para a existência humana.


Curta metragem: Lamparina e Zé Bonito, uma história de amor no sertão

Garoto Cidadão Volta Redonda

19/12 às 20h – transmissão online Facebook e Youtube

Sinopse:
Lamparina e Zé Bonito, uma história de amor no sertão, produzida pelos educandos e educandas do Garoto Cidadão de VR, foi inspirada na literatura de cordel. Sua confecção foi extremamente minuciosa, pois todas as frases tinham que trazer a rima presente, uma característica central da literatura de cordel. Trabalhar este gênero com os educandos e educandas e pudemos nos aproximar do Nordeste, com suas riquezas culturais, músicas, danças, poesia, rimas e alegria.


Por todo canto – Vozes da MPB

Garoto Cidadão Volta Redonda

20/12 às 19h – transmissão online Facebook e Youtube

Sinopse:
Vozes da MPB é uma homenagem à música popular representada por Elis Regina e Kell Smith, dois grandes nomes do meio artístico brasileiro. Ao longo deste ano de 2021, os educandos da especialidade de canto coral do Garoto Cidadão pesquisaram sobre a vida e obra destes cantores. A partir daí foi produzido um novo arranjo contemporâneo que dialogasse com a vivência musical dos educandos sem perder a essência das músicas em seu formato original. Com uma apresentação genuinamente brasileira, “Vozes da MPB” conta através das músicas e clipes protagonizados pelos educandos todo o processo de aprendizagem musical vivido neste ano.


Quem não se comunica, se trumbica

Garoto Cidadão Volta Redonda

21/12 às 18h – transmissão online Facebook e Youtube

Sinopse:
 “Quem não se comunicam, se trumbica”, tem como característica o teatro de revista, composto por números falados, interatividades digitais e musicais coreográficos. Toda criação se faz através de colagens de diversas cenas que se dialogam dentro da mesma vertente e das diversas habilidades citadas acima, sendo elas; cultura e cidadania, expressão da arte, dança, teatro, sopros e canto.

A proposta traz como tema as diversas formas de linguagem, como a verbal (através da fala e da música) e não verbal (do corpo e dos meios de comunicação digital), em uma releitura sobre a cronologia da comunicação desde os primórdios paleolíticos até a revolução digital que vivemos atualmente. São abordadas as formas universais de comunicação através dos gestos, do movimento, do afeto e da acessibilidade. Sendo assim, toda criação contará como uma história muito divertida, leve, colorida e muito afetuosa. Não deixe de conferir!


Vivências e Rotinas artísticas

Garoto Cidadão São Paulo

21/12 às 19h – transmissão online Facebook do Centro Cultural e do Garoto Cidadão de São Paulo

Sinopse:
Vivências e Rotinas artísticas nos Centros para Crianças e Adolescentes de Heliópolis e Região tem propósito de mostrar o desenvolvimento artístico que está em processo na unidade. Durante a exibição, será possível conferir um pouco do que acontece diariamente nos 7 CCA’S em que a Fundação CSN, através do Garoto Cidadão está presente em parceria com a Instituição UNAS Heliópolis com as linguagens de dança, teatro, música, artes visuais e cultura e cidadania.

Será exibido o processo e aprendizado com Teatro de boneco, encenação poética, dança afro-brasileira como maculelê, frevo, samba, dentre outras danças, ritmo corporal, carimbó, releituras de quadros de artistas mulheres nas artes visuais e um lindo coral.


“JANELAS” Um Conto De Natal

Garoto Cidadão Arcos

21, 22 e 23/12 às 19h30 – presencial na Praça da Matriz

23/12, às 19h30 – transmissão ao vivo no Facebook e Youtube

Sinopse:
Janelas – Um Conto De Natal, é uma intervenção artística ao ar livre. De dentro de um dos prédios mais antigos, imponentes, importantes e queridos pela cidade de Arcos, nasce a ideia de abraçar a cidade pela música.

Situada no coração da cidade, defronte à praça da matriz, a Escola Estadual de Yolanda Jovino Vaz é o palco para esta ação. Música e teatro serão adornados pela fachada iluminada da escola, transformando suas janelas em molduras iluminadas que embalam os corações com as músicas natalinas através de um concerto, coral e a encenação de um auto de Natal. Traga a sua máscara, álcool gel e vem com a gente!


Identidade

Centro Cultural Fundação CSN

22/12 às 19h – transmissão online Youtube

O vídeo Identidade traz o processo vivenciado pelo Centro Cultural no ano de 2021, através das ações, processos artísticos e culturais, de formação e difusão, propostos pelo espaço, artistas e instituições parceiras.

O vídeo apresenta a reflexão sobre a inovação e mudanças que a sociedade necessita, pela ótica e leveza da arte, ofertado pelos artistas e profissionais que passaram por aqui. Cada um deixou marcas da sua identidade e calor humano necessários como fontes de afeto e energia que unem e transformam.