Programação Mês da Mulher

Preparamos uma programação especial para comemorar o mês da mulher. Diversas produções artísticas envolvendo música, artes visuais, dança, teatro e cultura popular serão comandadas por mulheres com intuito de provocar reflexões sobre empoderamento, luta e conquistas de mulheres.

A programação conta com a presença da cantora Sara Bentes, da rapper Ju Dorotea, da artista Odília Nunes, entre outros nomes marcantes em apresentações, bate-papos e celebrações de trabalhos de grandes nomes femininos da cultura brasileira durante o mês inteiro.

As atividades ainda contam com Mariane Nascimento comandando a websérie Acervo da Rádio, trazendo a história, curiosidades e discos de Gal Costa, dona de uma voz potente, e Rita Lee com toda sua irreverência.

No dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, as DJs da Festa Bafro, Natália Carvalho, Kai Diolindo e Laís Conti apresentam o trabalho musical com foco na população jovem, negra e LGBTQIA+. O trio desenvolve um trabalho que busca diversão consciente, respeita as diferenças e enaltece a cultura negra.

 

Gabriela Santos aplica a técnica da aquarela e realiza a finalização dos desenhos criados por Luiz Felipe de Carvalho Teixeira, da cidade de Congonhas (MG). Os desenhos farão parte do Gibi-ECA, ação que tem como objetivo conscientizar as pessoas, através da arte a terem um novo olhar sobre as diferenças da pessoa com deficiência.

Transmissão: Youtube e Facebook

 

Gravado ao vivo em 1971, “Fa-Tal – Gal a Todo Vapor” é o quarto disco da carreira de Gal Costa. Um registro em álbum duplo feito ao vivo, que se tornou um dos discos mais respeitado da música popular brasileira.

Transmissão: Youtube

 

O Centro Cultural Virtual traz as DJs Natália Carvalho, Kai Diolindo e Laís Conti para uma live especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. As três moradoras de Volta Redonda se uniram com o objetivo de celebrar a liberdade de ser e de se divertir através das várias vertentes da música negra.

Com o foco na população jovem, negra e LGBTQIA+ da região Sul Fluminense, a BAFRO, ao longo dos seus 5 anos de história, vem sempre alcançando novos públicos. BAFRO é diversão consciente, que respeita as diferenças, enaltece a cultura negra e convida você para dançar e ser livre. Em tempos de pandemia mundial, a BAFRO espera que a música possa continuar proporcionando bons momentos para manter a esperança e a fé num futuro melhor.

Transmissão ao vivo: Youtube

A Sala Desenhista traz Ludmila Vilarinhos para apresentar o passo a passo da criação de tintas a partir de fontes vegetais e minerais, incentivando o público a experimentação com matérias-primas mais acessíveis, identificando tipos de pigmentos e seus processos de extração e conservação para uso em papel.

Oficina virtual
Data
: 10/03, às 9h
Transmissão: Youtube e Facebook

Oficina presencial
Data: 09/03, às 19h
Quantidade de vagas: 10 (respeitando as medidas de combate ao COVID-19. Obrigatório o uso de máscara)
Inscrições: E-mail contato@centroculturalfcsn.org.br ou telefone: (24) 3343-3990 (atendemos entre as 9h e 17h)

O Samba do Abacateiro traz a compositora Maria Sol, que presenteia as mulheres com suas canções autorais, acompanhada por Igor Bravo (cavaco), Mestre Cloves Rasta (percussão) e pelo curador do Samba do Abacateiro, Edimar Zambroni (violão).

Transmissão ao vivo: Youtube

Cantora, compositora, escritora e atriz, premiada internacionalmente, com shows nos Estados Unidos, Inglaterra, Tailândia, Argentina, Suécia, Turquia e Itália, tem 5 livros e 4 discos lançados, além de alguns EPs e singles. Sara Bentes apresenta suas canções autorais e versões de compositoras que fazem sentido na sua trajetória enquanto mulher, artista e criadora, celebrando a vida, a arte e a força feminina.

Transmissão ao vivo: Youtube

Com temas como a maternidade, relacionamentos abusivos, criação conservadora, luta e liberdade, o show Canções do Ventre é composto de músicas autorais de Lorena Arruda, em parceria com Glenda Leão, e é um verdadeiro convite a uma imersão no universo feminino. Com influência e estilos musicais variados como o Jazz, World Music e MPB, a cantora apresenta ao público seu repertório, acompanhada pelo músico Jeffin Rodegheri (baixo acústico/baixo elétrico).

Transmissão ao vivo: Youtube

Neste trabalho, quatro cenas foram desenvolvidas por Odília Nunes no quintal de sua casa! Uma mistura de arte e cotidiano nos é apresentada de forma que, podemos conferir muita poesia, circo, tradição popular e teatro.

Transmissão: Youtube e Facebook

Com 25 anos de experiência e passagens por relevantes instituições e projetos sociais na rede pública e privada, Mestra Arara é referência na expansão da prática da capoeira como uma ferramenta social e pela representatividade da força da mulher à frente dessa importante manifestação cultural brasileira.

Na oficina de capoeira, a Mestra Arara ensina os primeiros fundamentos, pontos, músicas, danças e a importância da capoeira como filosofia de vida e cuidado com a saúde.


Transmissão: Youtube e Facebook

Lançado em 1980 o disco Lança Perfume de Rita Lee é um dos mais populares na extensa carreira da cantora, compositora e multi-instrumentista. Um disco com grandes sucessos, considerado até os dias de hoje uma obra prima da música pop brasileira.

Transmissão: Youtube e Facebook

A rapper Ju Dorotea traz para a programação a pluralidade da música negra. Ju defende que a arte pode transformar a vida das pessoas, com informação, elevação mental e autoestima e por esse motivo busca tornar o seu trabalho no Hip Hop acessível a todos. Em 2020, iniciou em suas redes e em seu canal do Youtube a tradução de todo o seu trabalho para libras, alinhada a tal objetivo.

Transmissão ao vivo: Youtube e Facebook

Diálogos da Cultura Popular apresenta as conquistas do terno de Congada e Moçambique de Piedade do Rio Grande (MG) em tempos de pandemia. A conversa será mediada por Giane Carvalho, Coordenadora do Centro Cultural Fundação CSN, com a participação de Maria Luiza Graziano, aluna do 5º ano da escola Stagium – Diadema (SP), Lívia Monteiro, historiadora e professora do curso de História da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG e Fernanda Martins, professora de percussão do Grupo de Tambores de Aço do Projeto Garoto Cidadão de Volta Redonda (RJ), Felipe Teodoro, Segundo Capitão do terno, padre Jorge Fonseca, Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade e Assessor Diocesano da Pastoral Catequética – Diocese de São João del Rei (MG).

Transmissão ao vivo: Youtube e Facebook

 

O Papo Sério traz a Palhaça Tiana, em uma conversa sobre as questões femininas com a Palhaça Indiana, fundadora do grupo As Marias da Graça, primeiro grupo de palhaças do Brasil, formado em 1991, com foco nas questões de gênero. A live Papo Sério terá uma marca especial neste encontro, pois Giane Carvalho (palhaça Tiana) teve Karla Concá (Palhaça Indiana) como uma de suas mestras na arte da palhaçaria.

Transmissão ao vivo: Youtube e Facebook