Semana da Consciência Negra

01dez
Semana da Consciência Negra

Com iniciativas voltadas para cultura afro que já fazem parte da nossa programação anual, mas que dessa vez foram reunidas em uma agenda especial, o Centro Cultural Fundação CSN e a Secretaria de Cultural de VR apresentaram a Semana da Consciência Negra! Confira:

 

AULA ABERTA PRESENCIAL | CAPOEIRA com MESTRA ARARA

Mestra Arara começou na capoeira em 1980 com alguns mestres da cidade. Se formou como instrutora e deu aulas no Memorial Zumbi. Realizou trabalhos em comunidades, escolas e em projetos sociais e em 2011, Arara foi reconhecida como Mestra e iniciando novas etapas de responsabilidade e maturidade na capoeira. Esta ação foi presencial, respeitando todas os protocolos de segurança contra a COVID-19.

 

RODA DE JONGO com COLETIVO JONGO DI VOLTA

Este evento foi presencial seguindo todos os protocolos de segurança contra a COVID-19! O Jongo Di Volta é um Coletivo de Jongo com o objetivo preservar a memória e a cultura do Jongo, uma dança de roda de origem africana praticada ao som de tambores. O grupo é considerado também um Coletivo do Movimento Negro, antirracista, que apoia ações de combates à discriminação racial, todas as formas de explorações e opressões.

 

APRESENTAÇÃO MUSICAL | DJ MUFFIN

Live com apresentação musical com DJ MUFFIN (Maxwillyan Dias), MC, B.Boy, Grafiteiro e DJ. Nascido da Kultura HIP-HOP, que o fez amante da música em geral, interage com um leque amplo de sonoridade musical, onde tem JAZZ, FUNK SOUL, Música Brasileira, REGGAE, RAGGA, POP, SAMBA, RAP, FUNK das ANTIGAS, BLACK MUSIC entre outras.

 

RODA DE SAMBA | TOQUE DE DANDARA

A Roda de Samba Toque de Dandara alegrou nosso dia em apresentação presencial. O evento foi presencial respeitando todos os protocolos de segurança. Toque de Dandara vem se apresentando com sambas que retratam a vida e a identidade humana e em especial o espaço da mulher no samba e o espaço do samba na vida de todos. A roda contou com as presenças de Dorisnete Patrocínio (Dorinha), Iolanda Albano e Clarete Braz Patrocínio.

 

PROJETO MUILO | BALÉ DOS ORIXÁS

O grupo de dança é um dos segmentos do PROJETO MUILO, que é desenvolvido pelo Centro Cultural Folha Grande. Foi uma iniciativa do Inzo Unsaba Ionene, fundado em 27/09/79, na cidade de Pinheiral. A dança dos orixás surgiu como uma iniciativa lúdica de desmistificar conceitos sobre os Nkisi (orixás) e apresentar um pouco da cultura de matriz africana, bem como aproveitar o momento para propagar a história de nossos ancestrais, demonstrando como eles conseguiram suportar os sofrimentos nos cárceres do período de escravidão.