#JuntosPelaCultura

03ago
#JuntosPelaCultura

O Centro Cultural Fundação CSN, a Secretaria de Cultura e o GACEMSS se juntaram para oferecer uma programação cultural especial durante o mês de aniversário de 67 anos de Volta Redonda!

 

Live de Lançamento do programa Juntos pela Cultura

Esta Live estreiou o primeiro dia deste calendário feito com muito amor e dedicação para o público, para os nossos artistas e para Volta Redonda!

Clique aqui e confira.

 

Espetáculo teatral “Palhaçaria é Coisa de Mulher Sim Senhor”

A Trupe Caçuá de Riso apresentou o espetáculo teatral “Palhaçaria é coisa de Mulher sim senhor!” A peça homenageia mulheres artistas de Feira de Santana-BA. Os casos reais contados por elas, marcam a trajetória de suas vidas pessoais e carreiras artísticas que são transformadas em palhaçaria. E é com muita comicidade que fragmentos da história de cada uma dessas mulheres viram arte. Tudo isso é para mostrar que há sempre o que se extrair de risível do nosso cotidiano.

Clique aqui e confira.

 

Exposição 2! Com Helder Holiveira e André Monteiro

A Exposição “2” trouxe os trabalhos dos artistas Helder Holiveira e André Monteiro “Pato”, que pela primeira vez se uniram para criar um trabalho feito diretamente sobre as paredes da Galeria do Centro Cultural Fundação CSN. Tanto Pato quanto Helder, já tiveram seus trabalhos expostos nesta galeria individualmente. O desafio desta vez, foi o de criar uma obra coletiva, onde os artistas desenvolveram de forma livre trabalhos únicos, frutos da mistura e do improviso formando um terceiro significado nesta junção.

Clique aqui e confira.

 

Live: Política Cultural como Fator de Desenvolvimento Econômico

Batemos um papo bem interessante com Júlia Santos Menezes, empreendedora econômica solidária, com mediação de Kaique Maia, Gestor Público, sobre o tema “Política Cultural como Fator de Desenvolvimento Econômico”.

Clique aqui e confira.

 

Exposição “Um Olhar sobre a Cultura Popular”

A Exposição “Um Olhar sobre a Cultura Popular”, com Ceramistas Brasileiros, possui 519 peças em cerâmica, que revelam parte da riqueza cultural do Brasil, através de peças de tamanhos, queimas, pinturas e estilos variados. Um verdadeiro passeio pela manifestação do Maracatu, pelas festas religiosas e populares, costumes e cotidiano de várias regiões do Brasil!

Clique aqui e confira.

 

Live: Educação e Iniciação Cultural

A live “Educação e Iniciação Cultural” contou com a participação de Ana Maria de Nigris, professora e Washington Kellington, ator e agitador cultural. A mediação fica por conta de Kaique Maia, Gestor Público da Secretaria de Cultura.

Clique aqui e confira.

 

Live: História e Memória

A live com tema “História e Memória” teve a participação de Débora Cândido, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a mediação de Kaique Maia, Gestor Público da Secretaria de Cultura.

Clique aqui e confira.

 

Exposição “MEMÓRIA HISTÓRIA FUTURO”

A Exposição “MEMÓRIA HISTÓRIA FUTURO” com fotografias do Acervo do CEDOC e do fotógrafo J. R. Duran narra a linha do tempo da construção da Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda. Os registros fotográficos trazem uma reflexão sobre a formação histórica da cidade, gerada pela memória de pessoas vindas de várias partes do Brasil e até mesmo do exterior, plantada e forjada através da sua própria identidade. Forma-se aqui uma identidade coletiva de sonhos, concretizada pelo trabalho que traz pertencimento por ser parte viva da construção de uma grandiosa siderúrgica e de uma cidade com grande importância para o crescimento do país.

Clique aqui e confira.

 

Live Direitos Humanos

Recebemos em nossa live Larissa Garcez, Coordenadora de Juventude, Juliana Sampaio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos e Ethiene Correia, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. A mediação ficou por conta de Kaique Maia, Gestor Público da Secretaria de Cultura.

Clique aqui e confira.

 

Quinteto Saramandaia

O “Quinteto Saramandaia”, formado em 2019 por jovens com interesse em comum por fazer música de excelência. Em seu primeiro ano de atuação, o quinteto ganhou destaque no cenário popular da região Sul Fluminense, valorizando o melhor da música popular brasileira e se apresentando em diversas atividades e eventos culturais da região.

Clique aqui e confira.

 

Beatles 4 Live

Nós apreciamos a live musical com Beatles 4 Live.

Clique aqui e confira.

 

Live-poema com André Sodré

Vídeo do fotógrafo, diretor, escritor e poeta André Sodré, em que poema declamado pelo próprio artista, questiona a efemeridade da vida.

Clique aqui e confira.

 

Oficina de Fotografia com Marcela Aguiar

Com mais de 10 anos de experiência na área, além de atuações em produções audiovisuais, festivais e trabalhos com artistas nacionalmente conhecidos, Marcela nos apresentou parte de sua experiência e técnicas de aprimoramento da fotografia artística.

Clique aqui e confira.

 

Tour Histórico Virtual

O Tour Histórico Virtual produzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo nos levou a uma visita aos patrimônios históricos de Volta Redonda, contando a história de cada um deles.

 

Live Musical com o músico “Mandu”

Ele que é de Volta Redonda, se aprofunda em suas influências brasileiras sem deixar de lado as inspirações internacionais, forjando canções que unem referências de diferentes cenas como Neil Young, Skank, Lulu Santos e Gilberto Gil. Mandu descreve seu estilo como um “Pop Rock em movimento, curioso e reflexivo”. O repertório foi do Folk Rock de “Gently” à MPB de “Vale a Pena”, com 12 canções, além de músicas inéditas que ele traz para a apresentação.

Clique aqui e confira.

 

Diálogos da Música com Fundo de Quintal e Tambores de Aço da Fundação CSN

A live em comemoração aos 67 anos de VR, trouxe para o público um encontro muito especial marcado por duas gerações, que se aproximam através da música. O Grupo Fundo de Quintal, representado por Ademir Batera, Júnior Itaguaí e Márcio Alexandre, contou um pouco da trajetória musical de 40 anos de carreira, apresentando músicas que marcaram essa caminhada. O Grupo Tambores de Aço da Fundação CSN apresentou a história do instrumento, a formação do grupo e um repertório que transita entre a música caribenha, MPB e samba.

Clique aqui e confira.

 

SIMPLES CIDADE: Meu corpo, minha casa

A Mostra de Dança “SIMPLES CIDADE: Meu corpo, minha casa” – Corpos Dançantes 2021, uma produção do Studio Marcelle Pessanha, é composta de trabalhos autorais do studio que, desde 2018, fomenta e estimula o pensamento artístico e criativo dos alunos, a partir de uma nova perspectiva da dança. Nessa 4ª edição, a mostra trouxe a simplicidade como tema principal, o que reflete nosso olhar ressignificado para a potência e beleza do que é cotidiano.

Clique aqui e confira.

 

Saúde, Cultura e Racismo

O Coletivo Jongo di Volta apresentou o vídeo musical “Saúde, Cultura e Racismo”. O coletivo tem como objetivo principal contribuir para a preservação da memória ancestral e é uma marca da resistência negra que transita por temas que enfatizam a cultura, a saúde, o racismo e a educação. No vídeo, José Geraldo, coordenador do coletivo falou sobre os temas citados acima e apresentou alguns pontos de sua autoria, conduzidos pelo toque do tambor candongueiro, na companhia das jongueiras Ana Lúcia da Costa e Jussara da Costa.

Clique aqui e confira.

 

Festival Play Pause de Cinema

No Festival Play Pause de Cinema, projeto de Marinez Teodoro Fernandes, assistimos ao documentário “Prefiro que me Xinguem” que conta a história de Eric Batista. Um filme de Levi Guimarães Luiz, Marcos Warschauer, Thiago Freire e Victor Bellem de Lima produzido com apoio da Academia Brasileira de Cinema.

Clique aqui e confira.

 

Giliade Lima Trio

Live musical “Batida Diferente”, com Giliade Lima (guitarra), Vinicius Lima (bateria) e Clarice Roberta (baixo acústico e elétrico). Gilliade é guitarrista e professor, atuou no palco com grandes nomes da música, como Leny Andrade, Derico, Robertinho Silva, Arismar do Espírito Santo, Wagner Tiso, Nelson Faria, Ney Conceição, dentre outros. Sempre ao lado do saudoso Gilson Oliveira, com quem formou por mais de 10 anos o Duo Instrumental.

Clique aqui e confira.

 

Karingana Ua Karingana! Histórias de Áfricas

Espetáculo Teatral “Karingana Ua Karingana! Histórias de Áfricas” com o Grupo Baquetá foi exibido de forma online. Chamadas de karinganas em Moçambique, um dos 55 países do Continente Africano, as histórias divertem e ensinam adultos e crianças. As karinganas, contadas em roda são ricas em ritmos, danças, cores e ancestralidade.

Clique aqui e confira.

 

Feira das Mina Preta

O tema central é a Literatura de Escritoras Negras. Na primeira mesa, a mediação ficou por conta de Renata Ferreira com o tema “Literatura e Educação no Modelo Remoto” e recebemos Elisa Fleming e Ed Zambroni. Já na segunda mesa, o tema foi “Por que escrevo? Inspirações e experiências” com mediação de Regina Vilarinhos e recebemos Renata Orlandi e Albino Oliveira Grecco. Para finalizar, a terceira rodada da festa Literária foi o tema “Literatura de Mulheres Negras em Nossas Vidas” e foi mediada por Michele Felix que vai receber Mônica Melanie e Jéssica Regina.

Clique aqui e confira.

 

Janelas que abrem para dentro

O espetáculo traduziu o olhar dos coreógrafos do Ballet Gacemss sobre o momento em que estamos vivendo. De maneira poética o Ballet Clássico e a Dança Contemporânea se entrelaçaram para envolver os espectadores num momento de pura emoção e reflexão.

Clique aqui e confira.

 

Canto a Minha Cidade

Uma homenagem à cidade pela voz de seus poetas baseado no livro “Canto a Minha Cidade” de Jean Carlos Gomes e Amigos. Com a curadoria do própio Jean, o vídeo trouxe lindas homenagens à cidade!

Clique aqui e confira.

 

Festival “Tributo aos Músicos de Volta Redonda”

O Festival “Tributo aos Músicos de Volta Redonda” foi uma homenagem aos músicos e artistas que não estão mais entre nós e que muito contribuíram, com seus talentos, para a construção cultural e artística de Volta Redonda. Contou com as participações mais que especiais de músicos como Ciron, Joca, Tilinha, Paulo Blanc, Ranieri, Jorge Guilherme, André, Adriano, Humberto, Ailton, Sandrão, Rosana Mazza, Sandra, Paschoal, Wagner Bala, Rogério Guerra, Figurótico e Fábio Lemos, e com um repertório amplo e diversificado, cada artista fez uma interpretação, resgatando o espírito artístico de um saudoso amigo.

Clique aqui e confira.

 

Samba do Abacateiro convida Regional Café com Choro

O grupo é uma manifestação cultural que amplia a mensagem dos poetas do nosso samba nas suas diversas vertentes. Para esta live, convidou o grupo Regional Café com Choro, formado pelos músicos do Sul Fluminense, Alexandre Cipriano (pandeiro), Igor Bravo (cavaco), Juliano Fonseca (clarinete) e Anderson Tuta (violão de 7 cordas). Nesta apresentação instrumental, o grupo reverenciou grandes compositores do Choro, que trazem a cultura e riqueza muito do Brasil.

Clique aqui e confira.

 

Festival de Esquetes – “VR Cena Curta”

O projeto, contemplado pela Lei Aldir Blanc VR, foi idealizado pelo produtor cultural, palhaço e ator Akauã Santos, em conjunto com seu grupo teatral “Inepta Cia”. Transmitimos as cenas “Sorriso Branco”, de Mari Oliveira e “Quem Inventou o Amor?”, de Cria Teatro.

Clique aqui e confira – Sorriso Branco.

Clique aqui e confira – Quem inventou o amor?

 

Websérie – Prosa de Rádio

A Websérie é um resgate da memória musical, através das músicas que marcaram época e se eternizaram nas mais variadas experiências dos ouvintes da Rádio Siderúrgica Nacional. No episódio especial para o Projeto Juntos pela Cultura, contamos com a participação especial de Her Francys Blay Loy Filho.

Clique aqui e confira.

 

Maryzélia e Pirikito

Ela que é natural de Feira de Santana – BA e atualmente mora no Rio de Janeiro, traz em seu canto forte, o samba como mola propulsora na sua carreira, abrindo um leque no que diz respeito ao gênero. Ele já acompanhou artistas como Alcione, Xande Pilares, Teresa Cristina e tantos outros. Os dois juntos nos presentearam com um Pocket Show em homenagem ao Memorial Zumbi, em Volta Redonda.

Clique aqui e confira.

 

Festival Tons da Dança Volta Redonda

Com uma ampla programação que envolveu na apresentação do festival, a participação do Secretário de Cultura da cidade, Anderson de Souza, para bate-papo com o tema “A dança em tempos de pandemia” com Bete Spninelli, presidente do sindicato dos professores de dança do RJ, Lissiana Shilick, Andréa Souto e mediação de Cris Ribeiro.

Clique aqui e confira.

 

Essa história dá uma peça

Com autoria e direção de Nei Rafael, o espetáculo foi uma construção dramatúrgica que parte do relato de alunos e ex-alunos da Cia de Teatro Arte Em Cena em relação a sua experiência com o Teatro. A encenação abordou como tema principal a importância da experimentação da prática teatral durante a formação pessoal. São reflexões sobre o ensino do teatro, o papel dele na formação do indivíduo e a possibilidade dessa prática resistir às adversidades impostas.

Clique aqui e confira.

 

Blacksalad em Rock in Veia

Uma produção LM Studio, em mais um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc VR, encerrou o mês de aniversário de Volta Redonda em grande estilo.

Clique aqui e confira.

 

Eventos presenciais

Respeitaram todas os protocolos de segurança contra a COVID-19.

 

Feira de Artesanato na Praça Rotary

A tradicional Feira de Artesanato da cidade contou com diversos artesãos.

 

Música nas Alturas

O projeto “Música nas Alturas” realizado pelo Corpo de Bombeiros, na Praça Rotary, onde fica a Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.

 

4º Mutirão de Graffiti

Aconteceu no bairro Açude em comemoração ao aniversário de VR

 

Mulheres Negras de Sucesso

A Roda de Conversa com o tema “Mulheres Negras de Sucesso” recebeu as convidadas Mãe Célia Morais, Camila Santos, Jéssica Regina e Helenice Aníbal. O evento aconteceu no Memorial Zumbi e faz parte do Festival Mina Preta.

 

Feira das Mina Preta

Além das diversas marcas de moda afro, make, tranças, acessórios e artesanato, a programação contou ainda com a Roda de Capoeira com a Mestra Arara, DJ Anderson Smith, As Sublimes e DJ Lais Conti. O evento aconteceu no Memorial Zumbi.