Habitar-se Mostra Cultural

22dez
Habitar-se Mostra Cultural

O ano de 2020 foi surpreendido com uma pandemia mundial e mudou o jeito de se relacionar como um todo. O distanciamento social fez repensar as estratégias para continuar a formação de educandos do Garoto Cidadão. Desta forma, lançaram aulas virtuais, o que os possibilitou estreitar ainda mais laços entre os educadores, jovens e familiares.

A partir deste novo jeito de ensinar, os educadores e jovens se reinventaram para manter a tradição de finalizar a temporada, e apresentaram um espetáculo nas plataformas digitais do Centro Cultural Fundação CSN.

O Habitar-se: Mostra Cultural Garoto Cidadão surgiu de angústias, solidariedade, empatia e união, tudo o que este momento significou. Os educandos foram incentivados a olharem para dentro de si mesmos e compreender o que os levou a superar este período. Sonhos, crenças, sentimentos…? O Habitar-se foi um ato de afeto e esperança de que tempos melhores virão.

As apresentações aconteceram entre os dias 16 e 22 de dezembro. Todas as produções respeitaram os protocolos de segurança contra a COVID-19.

Confira as apresentações na íntegra:

Itaguaí “Toca Tim”

Unidade Itaguaí

O espetáculo musical que teve direito a dança, teatro e circo foi uma homenagem ao grande artista Tim Maia, símbolo de resistência dentro do mundo musical. Resistência que inspira e traz esperança a todos.

—-

Websérie O Menino do Dedo Verde

Unidade Araucária

Websérie baseada no livro O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon, contou a história de João Batista, conhecido como Tistu. O garoto encantador, nunca passou dificuldades, pois morava com os pais em uma casa bonita e reluzente. Até que um dia, decidiu olhar para o mundo e encontrou uma realidade totalmente diferente da que ele conhecia. O choque de perceber que outros não levavam uma vida como a dele, o fez enxergar o mundo com mais amor, cor e com flores.

Episódio 1

Episódio 2

—-

Videoclipe Moldura

Unidade Congonhas

Bate-papo e apresentação do videoclipe Moldura, música do Grupo Força Vocallis, foi uma homenagem ao 82º aniversário de Congonhas. No clipe, Ketlley, garota que sonha em tocar na orquestra do Garoto Cidadão. O sonho ganha forças quando ela recorda da lenda do tsuru. Segundo a crença, quando se faz 1000 tsurus você realiza o sonho. Entre várias imagens da cidade, o clipe mostrou a relação entre Ketlley, a flauta, o tsuru e seu sonho.

—-

Websérie Lamparina e Zé Bonito, uma história de amor no sertão

Unidade Volta Redonda

O pré-lançamento da websérie “Lamparina e Zé Bonito, uma história de amor no sertão” teve bate-bate entre jovens e educadores, exibição do trailer e apresentação de canto à capela.

—-

Singular, uma releitura do filme O Rei do Show

Unidade Arcos

A releitura do filme O Rei do Show mesclou dança, performance e poesia. Durante o vídeo, 3 pessoas retrataram suas experiências com padrões impostos pela sociedade e como hoje, cada uma delas passou a reconhecer sua essência. “Singular” trabalhou questões atreladas aos preconceitos sociais.