Festival Fora do Eixo VR

12dez
Festival Fora do Eixo VR

O Festival de Inverno VR não pôde acontecer da forma que estamos acostumados por conta da pandemia. Mas não deixaríamos 2020 passar em branco.

Entre os dias 4 e 12 de dezembro, o Festival Fora do Eixo VR trouxe oficinas, bate-papos e lives. O evento híbrido mostrou que é possível reunir a pluralidade cultural e gastronômica de diversas partes do Brasil.

Veja como foi o evento:

Abertura com Pagode da 27 04/12

O show com Ricardo Rabelo, Jefferson Santiago e Thithizeira, do Pagode da 27 trouxe repertório de 3 CDs lançados ao longo de 15 anos do projeto.

Abertura Festival Fora do Eixo VR – Parte I

Abertura Festival Fora do Eixo VR – Parte II

LiveCON 05/12

A LiveCON foi uma roda de conversa sobre eventos da Cultura Nerd durante e pós-pandemia. Foram transmitidos concurso final de Cosplay, show acústico aberturas de animes e concurso final de K-Pop!

Mistureba 05/12

Grupo Mistureba apresentou show com músicas de diversos estilos e ritmos!

Oficina de Dança Charme 06/12

Durante a oficina, Paulista apresentou a história do Charme, princípios básicos da dança e como ocorre a construção de coreografias.

Figurótico 06/12

A banda Figurótico apresentou uma coletânea das principais músicas e covers do grupo.

Diálogos do Hip-Hop 06/12

O Diálogos do Hip-Hop foi uma conversa entre Mmoneis, Rapper (SP), Mano Vini, MC (RS) Nim, Grafiteiro (CE) e Tácio Fidelis, B-boy (RJ) mediada por Helder Holiveira, sobre suas trajetórias e as linguagens artísticas que compõem o movimento.

Contação de Histórias com Jujuba e Ana Nogueira 7, 8 e 9/12

A ação educativa apresentou histórias com temas fundamentais da sociedade, com objetivo de estimular o desenvolvimento e integração sociocultural.

Masterclass de Grafite com Anderson de Souza 07/12

A aula contou com apresentação da função do grafite, sua democratização e técnicas. Anderson criou na área externa do Centro Cultural Fundação CSN uma composição, tendo como base seu projeto Diálogos Urbanos.

Diálogos da Cultura Popular 08/12

Foi um encontro de representantes da Cultura Popular, com a participação de Marcos Moura – Boi Garantido de Parintins (AM), Marcos Gomes – Maracatu (CE), Isaac Loureiro – Carimbó (PA) e Fatinha – Jongo Pinheiral (RJ) com mediação Giane de Carvalho.

Oficina de Sonorização com Lisciel Franco 09/12

A oficina com Lisciel Franco contou uma abordagem sobre peculiaridades do método de gravação, organização e conhecimento em áreas como microfonação, mixagem, masterização e produção musical.

A oficina aconteceu via zoom.

Beatbass High Tech 09/12

O show do Beatbass High Tech contou com discotecagem das produções tocadas na íntegra pelo trio. Foi síntese da trilogia de músicas instrumentais produzidas durante a quarentena.

Lekinnn 10/12

A apresentação trouxe um repertório autoral do artista, voltado para a nova MPB.

Circuito expositivo 11/12

O público acompanhou a exposição dos artistas paulistanos André Monteiro (Pato) e Helder Holiveira, 2!, Personalidades Negras do Sul Fluminense, da artista Larissa Chagas (Alma Retinta), com fotografias de Gabriel Arieira e Alan de Paula e mostra de peças de cerâmica na Sala Serge e Stella Daniel.

O evento foi presencial, seguindo todos os protocolos de segurança.

Vila do Sossego 11/12

Apresentação com músicas nordestinas somadas às influências musicais urbanas, misturando o popular e o clássico. A banda interpretou músicas de mestres como Luiz Gonzaga, Zé Ramalho e Dominguinhos.

Diálogos da gastronomia

Bate-papo com temas sobre a gastronomia brasileira.

Culinária brasileira e memória afetiva, dia 09/12

Com participação de Leticia Massula, cozinheira profissional, Rafaella Monteiro, consultora gastronômica e Henrique Salvador, sócio proprietário do Morada bar.

Diálogos da cerveja sobre produção artesanal e suas curiosidades, dia 11/12

Com a participação de Rodolfo Müller, Artur Mattos e Pedro Ribeiro. Mediação de Sérgio Lemos.

Encerramento 12/12

O encerramento contou com Bruninho Nascimento, apresentando um repertório com Pagode Pop, o Grupo Nossa Tribo samba e pagode retro, Léo Mito pagode sertanejo e show principal com Grupo Revelação.