Centro Cultural Fundação CSN promoveu Por Todas Nós no mês da mulher

24mar
Centro Cultural Fundação CSN promoveu Por Todas Nós no mês da mulher

Para celebrar o mês da mulher, realizamos em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda e Governo do Estado do Rio, eventos presenciais e online na programação Por Todas Nós, com objetivo de refletir sobre o empoderamento feminino como um movimento transformador na sociedade e de garantia de direitos da mulher. As atividades trouxeram temas relacionados ao empreendedorismo da mulher preta, discussões sobre racismo e direito da mulher, além de webserie e rodas de conversa.

Confira como foi a programação:

 

Se liga no papo com Célia Morais e Jorgina dos Santos
Local: Memorial Zumbi dos Palmares

O “Se liga no Papo” convidou mulheres que são referências em seus bairros e territórios de atuação para contarem suas histórias de vida, como o racismo afeta a sua realidade e quais são as estratégias de organização social e política para superação e promoção da igualdade social.

Contou com a participação de Célia Morais – Yalorixá, educadora social e palestrante e Jorgina dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Volta Redonda e Região Sul Fluminense, para contarem suas histórias.

 

Papo de Preta – roda de conversa com Eliege Domingos da Silva, Jéssica Regina e Diana Mara de Freitas

Local: Centro Cultural Fundação CSN

A roda de conversa “Papo de Preta” tratou de temas pertinentes às questões vivenciadas pelas mulheres pretas como racismo, educação, cultura, saúde mental, trabalho, entre outros.

Contou com a presença de Eliege Domingos da Silva, Advogada Especialista em Direito Civil e Processual Civil, Camila Santos, professora da Rede Estadual de Ensino, Jéssica Regina, poeta, Diana Mara de Freitas, assistente social e Mama Ndenge (Mãe Pequena). A mediação foi feita por Renata Ferreira, CEO do Coletivo Mina Preta, produtora cultural e animadora cultural da SEEDUC – RJ.

 

Feira das Mina Preta

Local: Centro Cultural Fundação CSN

A Feira das Mina Preta reuniu cultura, moda, acessórios, artesanato, música, gastronomia e empoderamento feminino. O projeto nasceu com intuito de reformular o trabalho do grupo Meninas de Lenço, valorizar o empreendedorismo da mulher preta e, nesta edição, falou sobre a importância do trabalho cultural da mulher. A feira trouxe com uma programação cheia de novidades com Oficina de fotografia com a professora Camila Santos, Oficina de dança com a professora Janaína Silva, apresentação do grupo de dança afro Iya Mi Dunda e SET DJ com Lúcia Nascimento.

 

Acervo da Rádio – Elza Soares

Produzimos uma homenagem especial a Elza Soares, mulher de personalidade forte e ícone da música brasileira, conhecida pela sua voz rouca. Mariane Nascimento apresentou álbum Elza Soares, lançado em 1973. Gravado pela Odeon Records, com produção musical de Lindolfo Gaya e arranjos de Laércio Freitas, Elza Soares contou com músicas como Aquarela Brasileira e composições de Cartola, Nelson Cavaquinho, Délcio Carvalho e Gisa Nogueira.

 

Semana de Arte Moderna – Mulheres na Arte

Disponível no canal do YouTube Centro Cultural Fundação CSN

Vídeo produzido pelo Centro Cultural Fundação CSN apresenta um retrato da mulher no passado. A mulher submetida a regras de como se vestir, que não podia sair sozinha, não tinha direito ao estudo, precisava da autorização do marido para trabalhar, não podia receber herança, ter guarda dos filhos, não tinha o direito reprodutivo sobre o seu próprio corpo e não podia votar. O reflexo deste contexto foi a participação tímida de mulheres na Semana da Arte Moderna, realizada no ano de 1922.