Acervo – Abril de 2022

09maio
Acervo – Abril de 2022

Confira:

Roda aberta Jongo di Volta

O Jongo Di Volta é um Coletivo de Jongo com o objetivo preservar a memória e a cultura do Jongo, uma dança de roda de origem africana praticada ao som de tambores. O grupo é considerado também um Coletivo do Movimento Negro, antirracista, que apoia ações de combates à discriminação racial, todas as formas de explorações e opressões. Este evento ocorreu na área externa.

 

Apresentação de dança Chão de Terra com grupo Sala de Ensaio

Evento ocorreu na área externa.

 

Visita mediada: História no Centro Cultural e Hotel-escola Bela Vista

O educativo do Centro Cultural Fundação CSN conduziu uma visita mediada dos alunos do 6º ano da escola Instituto Presbiteriano de Educação sobre a história do Hotel-escola Bela Vista, patrimônio cultural de Volta Redonda. A visita teve inicio no Centro Cultural passando por todos os espaços, como a fonoteca, galeria, sala Serge e Stella Daniel, exposição Beleza e Contraste do J.R. Duran. E seguiu com uma apresentação de toda a história do hotel, explorando desde a construção até os dias atuais. Depois, os alunos foram conhecer o hotel e detalhes da arquitetura, que reúne a essência histórica e a modernidade dos dias atuais.

 

Aula aberta de Capoeira com Mestra Arara

Mestra Arara começou na capoeira em 1980 com alguns mestres da cidade. Se formou como instrutora e deu aulas no Memorial Zumbi. Realizou trabalhos em comunidades, escolas e em projetos sociais e em 2011, Arara foi reconhecida como Mestra e iniciando novas etapas de responsabilidade e maturidade na capoeira. Esta ação foi presencial.

 

Cine Escada: Exibição do Filme Limiar seguido por roda de conversa 

Uma mãe acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente, narrando os conflitos, certezas e incertezas na busca de sua identidade. Este evento foi presencial.

 

Creativity Day

Desde 2018, educadores, empreendedores criativos, líderes sociais e empresariais, criadores, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas se reúnem para promover a criatividade e a inovação para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentável, no Dia Mundial da Criatividade e Inovação. O evento aconteceu em várias cidades ao redor do mundo e foi sediado no dia 20 em Volta Redonda!

 

Se liga no papo

O nosso papo foi com Jéssica Lima, indígena do povo Xavante, graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense – UFF, militante indígena e produtora executiva da I Bienal de Arte Indígena do Rio de Janeiro e Adelaide Afonso, Professora de História nas redes de Piraí e Volta Redonda, militante na luta por direitos humanos, vice presidenta do Movimento de Conscientização Negra de Volta Redonda, membro da Pastoral Afro, conselheira no Conselho das Entidades Negras do Interior do Rio de Janeiro – CENIERJ.

O “Se liga no Papo” é um projeto que convida pessoas que são referências em seus bairros e territórios de atuação para contarem suas histórias de vida, como o racismo afeta a sua realidade e quais são as estratégias de organização social e política para superação e promoção da igualdade social, faz parte da nossa programação.

Websérie Acervo da Rádio – Elifas Andreato

A websérie Acervo da Rádio homenageou Elifas Andreato, designer gráfico e ilustrador brasileiro, autor de capas históricas do MPB. Em mais de 40 anos de carreira, produziu capas para artistas como, Chico Buarque de Holanda, Elis Regina, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Toquinho e Vinícius de Moraes.

Papo Sério – Leitura sobre Tarsila do Amaral