19ª Semana Nacional de Museus

24maio
19ª Semana Nacional de Museus

O Centro Cultural Fundação CSN, em mais um ano, marcou presença na 19ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) entre 17 e 23 de maio.

A Semana acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, com objetivo de promover, divulgar, valorizar e aumentar o público visitante em museus brasileiros. Em 2021, a edição trouxe uma reflexão sobre “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Confira:

Sala Serge e Stella Daniel – Um olhar sobre a cultura popular

Na visita virtual, o público teve contato com produções de ceramistas de vários estados do Brasil e com a riqueza da nossa cultura popular. Em especial, conhecemos um pouco da história de Mestre Vitalino, ceramista que traduz em suas peças a riqueza do nordeste brasileiro.

Clique aqui e confira.

 

Sala Desenhista Mangá, com Irlayne Silveira

A Sala Desenhista trouxe Irlayne Silveira, graduado em Artes Visuais e professor de desenho em diversas linguagens como mangá, comics, desenho digital, entre outros, para compartilhar uma oficina voltada para a linguagem do mangá.

A oficina é composta pela parte teórica, onde Irlayne apresentou a origem do mangá, passando pelos principais fundadores modernos do estilo como, Osamu Tesuka, Shorato Ishinomori e Go Nagai. Na prática, Irlayne apresentou as técnicas básicas para construção de rosto e corpo de um personagem.

Clique aqui e confira.

 

Samba do Abacateiro

No mês de maio, o Samba do Abacateiro relembrou a roda presencial no Centro Cultural Fundação CSN, apresentando a poesia de compositores que fazem parte da trajetória do movimento.

A live contou com Ed Zambroni (violão), Igor Bravo (cavaco), Mestre André (pandeiro) e a participação de Ciron Silva (violão 7 cordas). Também contou com a presença virtual de Leandro Tolentino, o Tolen, apresentando um pouco da sua trajetória na música e suas composições.

Clique aqui e confira.

 

Oficina de fotografia com o uso do celular

A oficina de fotografia foi dividida em duas partes, a parte teórica contou com Ana Balarin, apresentando a história da fotografia e a transição do analógico para o digital até a contemporaneidade. E a parte prática, com Tiana Polioga, sobre a criação de fotografias com celular, utilizando materiais translúcidos para criação de filtros analógicos.

Clique aqui e confira.

 

“O Caminho Meu”, com Luis Lima Japão

Luis Lima Japão, músico, compositor e produtor cultural, nascido em Resende (RJ), apresentou na live o projeto “O Caminho Meu”, o artista interpretou canções autorais, que vão do samba ao jazz, mostrando as influências que recebeu durante seus 21 anos de carreira musical.

Japão destacou-se no cenário musical como percussionista acompanhando grandes artistas como, Elton Medeiros, Jards Macalé, Baby do Brasil, Marvio Ciribelli, Ju Cassou, Bernard Fines, entre outros.

Clique aqui e confira.

 

Apresentação teatral com a Cia de Bonecos Boca de Cena

A Cia Boca de Cena apresentou o espetáculo Doar, uma apresentação teatral de bonecos inspirada no conto de Shel Silverstein. Um humano tem como sua melhor amiga uma árvore e ela, sem medir esforços, sempre o proporciona bons momentos por toda vida. A essência poética foi trabalhada a partir da linguagem lúdica e popular, característica da Cia Boca de Cena.

Clique aqui e confira.