Fora do Eixo CONvida

Fora do Eixo CONvida

Fora do Eixo CONvida

Ciclo de bate-papo sobre cultura em tempos de isolamento social

A série de lives Fora Do Eixo Convida é um ciclo de bate papo sobre cultura em tempos de isolamento social.

Confira as lives:

O direito à cultura nos 30 anos do ECA – 8 de julho

Nesse bate-papo a conversa sobre o direito à cultura nos 30 anos do ECA acontece com a Guaraciara de Lavor Lopes, a Guará, Presidente da Casa da Criança e do Adolescente e Conselheira do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, e com os educandos do Garoto Cidadão de Volta Redonda, Gustavo Gomes de Oliveira Ferreira e Mariane Nascimento. Fábio Silvestre, Gerente de Projetos da Fundação CSN, media a conversa.

O calendário das festas tradicionais e a economia criativa – 15 de julho

Sergio Garibaldi, Secretário de Cultura de Arcos-MG, Aline Ribeiro, Secretária de Cultura de Volta Redonda-RJ e Beatriz Lacerda Miranda, Educanda do Garoto Cidadão de Arcos-MG, batem um papo sobre o calendário de festas tradicionais e a economia criativa. A mediação fica por conta de André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN.

Os desafios da cultura em época de distanciamento social – 22 de julho

Bate-papo sobre os desafios da cultura em época de distanciamento social com Ricardo Piquet, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) e responsável pela gestão do Museu do Amanhã e do Fundo da Mata Atlântica; Alemberg Quindins, pesquisador, músico, empreendedor social, escritor e artista plástico autodidata, criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri e Helena Passos, educanda do Garoto Cidadão de Araucária – PR.

Centros Culturais em tempos de pandemia – 5 de agosto

Bate-papo do Fora Do Eixo Convida sobre os Centros Culturais em tempos de pandemia com Bruno Assami, atualmente Diretor Executivo da Unibes Cultural e Bejamin Seroussi, Executivo da Casa do Povo.

Produção Cultural Fora do Eixo – 20 de agosto

Bate-papo sobre Produção Cultural Fora do Eixo com Antonio Grassi, ator e ex-presidente da Funarte, Regina Bertola, fundadora e Diretora do Grupo Ponto de Partida, do coro Meninos de Araçuaí e da Bituca: Universidade de Música Popular, e Ana Paula Semião Souza, Produtora Cultural no Garoto Cidadão da unidade de Congonhas (MG).

Lei Aldir Blanc – 27 de agosto

O Fora do Eixo Convida traz um bate-papo sobre a Lei Aldir Blanc com Paulo Teixeira, Deputado Federal, Cris Olivieri, advogada e Diretora da Olivieri e Associados Advocacia e Aline Ribeiro, Secretária de Cultura de Volta Redonda-RJ.

Produção cultural fora do eixo – 3 de setembro

Ana Helena Curti, diretora da Arte3 Assessoria Produção e Marketing Cultural, Renan Inquérito, arte educador, rapper, poeta e geógrafo e Helder Holiveira é grafiteiro, criador da Afeto na Lata e Coordenador do Centro Cultural da Fundação CSN batem um papo sobre produção cultural fora do eixo.

Cinema de Impacto – 17 de setembro

Luiz Bolognesi é roteirista, produtor e diretor de cinema brasileiro, Estevão Ciavatta é diretor, roteirista, fotógrafo e produtor de cinema e TV e Luis Zaffaroni é diretor executivo do DOC SP e DOC Montevideo. Os três participam do Fora do Eixo Convida sobre Cinema de Impacto.

Literatura fora do eixo – 24 de setembro

Laura Bianchi é co-criadora da “La Casa de Chiche y Oma”, uma casa circular onde acontecem as oficinas de escrita e autoconhecimento. Ferréz é um romancista, contista, poeta e empreendedor. Afonso Borges dirige os trabalhos da AB Comunicação e Cultura onde criou o “Sempre Um Papo”.

Os três convidados batem um papo sobre literatura fora do eixo.

Impacto da pandemia no teatro – 1 de outubro

Bate-papo sobre o impacto da pandemia no teatro com Sérgio Mamberti, ator, diretor e produtor cultural com mais de 60 anos de carreira, Leticia Isnard, atriz, mestre em Sociologia e bailarina e Tatyana Rubim, CEO da Rubim Produções, empresa que atua no mercado mineiro como produtora de eventos culturais, corporativos e de ativação.

Reinvenções na formação cultural durante o isolamento social – 8 de outubro

Alessandra Costa, diretora executiva na Organização Social de Cultura, Magda Puygcerver, pedagoga, pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenadora do Garoto Cidadão Congonhas (MG) desde de 2006 e Bruno Souza De Araújo, o Bruninho, que atua na área social na região de Parelheiros e Jardim Ângela, em São Paulo, conversam sobre as reinvenções na formação cultural durante o isolamento social.

Questões raciais em tempo de pandemia – 22 de outubro

Bate-papo sobre as questões raciais em tempo de pandemia com Monica Marcondes, Gerente Geral de Participações em Energia na Companhia Siderúrgica Nacional, Mariane Nascimento, educanda do projeto Garoto Cidadão e membro do Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação e Thiago Elniño, rapper e pedagogo.

Inovação durante e pós-pandemia – 29 de outubro

O Fora do Eixo Convida teve um bate-papo sobre a inovação durante e pós-pandemia com Felipe Steinbruch, Gerente de Estratégia de Inovação e cofundador da CSN Inova, Fábio Cesnik, Vice-presidente de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Brasil-Califórnia (BCCC) e Miguel Colker, produtor cultural responsável pela realização do Rio H2K – Festival Internacional de Danças Urbanas e do HACKTUDO – Festival de Cultura Digital.

Filmes e campanhas de impacto – 5 de novembro

Uma campanha de impacto pensa na forma alternativa de distribuir os filmes além dos circuitos comerciais, levando as histórias até escolas, praças, instituições, entre outros. Esse é o tema do bate-papo entre Rossana Giesteira, diretora de Mobilização e Engajamento do Good Pitch Brasil, Pedro Rocha, documentarista, diretor do filme Corpo Delito e Carol Misorelli, cofundadora da Taturana, distribuidora de cinema com foco em impacto social.

Grafitti nas galerias de arte – 12 de novembro

Bate-papo sobre o grafitti nas galerias de arte com Lady Brown, escritora de graffiti desde 2011. Pato, professor e artista, nasceu e mora em São Paulo. Helder Holiveira, grafiteiro, criador da Afeto na Lata e Coordenador do Centro Cultural da Fundação CSN.

.