Semana da Consciência Negra

Com iniciativas voltadas para cultura afro que já fazem parte da nossa programação anual, mas que dessa vez estão juntas em uma agenda especial, o Centro Cultural Fundação CSN e a Secretaria de Cultural de VR apresentam a Semana da Consciência Negra! Confira:

 

AULA ABERTA PRESENCIAL | CAPOEIRA com MESTRA ARARA

Dia 18, às 19h, teremos uma aula de capoeira com Mestra Arara. Mestra Arara começou na capoeira em 1980 com alguns mestres da cidade. Se formou como instrutora e deu aulas no Memorial Zumbi. Realizou trabalhos em comunidades, escolas e em projetos sociais e em 2011, Arara foi reconhecida como Mestra e iniciando novas etapas de responsabilidade e maturidade na capoeira.

Faça o agendamento gratuito pelo e-mail contato@centroculturalfcsn.org.br, temos somente 20 vagas.

 

RODA DE JONGO com COLETIVO JONGO DI VOLTA

Nosso sábado será agitado com a Roda de Jongo com o Coletivo Jongo Di Volta a partir das 16h. A entrada é gratuita, estamos seguindo todos os protocolos de segurança contra a COVID-19!

O Jongo Di Volta é um Coletivo de Jongo com o objetivo preservar a memória e a cultura do Jongo, uma dança de roda de origem africana praticada ao som de tambores. O grupo é considerado também um Coletivo do Movimento Negro, antirracista, que apoia ações de combates à discriminação racial, todas as formas de explorações e opressões.

Endereço: Rua Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília
Volta Redonda – RJ

 

APRESENTAÇÃO MUSICAL | DJ MUFFIN

No dia 26, às 20h, teremos a Live com apresentação musical! DJ MUFFIN (Maxwillyan Dias) é MC, B.Boy, Grafiteiro e DJ.

Nascido da Kultura HIP-HOP, que o fez amante da música em geral, interage com um leque amplo de sonoridade musical, onde tem JAZZ, FUNK SOUL, Música Brasileira, REGGAE, RAGGA, POP, SAMBA, RAP, FUNK das ANTIGAS, BLACK MUSIC entre outras.

A transmissão será pelo Youtube do Centro Cultural Fundação CSN.

 

RODA DE SAMBA | TOQUE DE DANDARA

No outro sábado, dia 27, às 16h, a Roda de Samba Toque de Dandara alegra nosso dia em apresentação presencial. A entrada será gratuita, respeitando todos os protocolos de segurança.

Toque de Dandara vem se apresentando com sambas que retratam a vida e a identidade humana e em especial o espaço da mulher no samba e o espaço do samba na vida de todos. A roda conta com as presenças de Dorisnete Patrocínio (Dorinha), Iolanda Albano e Clarete Braz Patrocínio.

Endereço: Rua Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília
Volta Redonda – RJ

 

PROJETO MUILO | BALÉ DOS ORIXÁS

No último dia do mês, a partir das 19h, teremos Live com Balé dos Orixás. O grupo de dança é um dos segmentos do PROJETO MUILO, que é desenvolvido pelo Centro Cultural Folha Grande. Foi uma iniciativa do Inzo Unsaba Ionene, fundado em 27/09/79, na cidade de Pinheiral.

A dança dos orixás surgiu como uma iniciativa lúdica de desmistificar conceitos sobre os Nkisi (orixás) e apresentar um pouco da cultura de matriz africana, bem como aproveitar o momento para propagar a história de nossos ancestrais, demonstrando como eles conseguiram suportar os sofrimentos nos cárceres do período de escravidão.

Assista pelo Facebook e Youtube do Centro Cultural e da Secretaria de Cultura de VR.