II Semana da Música do Garoto Cidadão

A Semana da Música nasceu com o objetivo de promover encontros e trocas musicais, realizando um processo de aproximação entre educandos, educandas e educadores de todas as Unidades Garoto Cidadão. Nesta edição, a Semana da Música extrapola as fronteiras do projeto e abre para instituições parceiras. O evento acontecerá entre 21 e 26 de novembro de modo virtual e conta com a participação de músicos, professores convidados Osesp, UBM.

 

21/11

17h – A Abertura da Semana da Música terá presença de Anderson de Souza, Secretário de Cultura de Volta Redonda, Carla Gorni, Coordenadora do Curso de Música do Centro Universitário de Barra Mansa e Elcio Antônio, músico e educador Garoto Cidadão – Congonhas (MG).

17h30 – O Samba do Abacateiro participa da II Semana da Música com grandes personalidades do Sul Fluminense. Julinho dos Palmares apresenta um repertório especial, com canções feitas durante a quarentena e outros clássicos, acompanhado pelo mestre das cordas, Ciron Silva. A abertura fica por conta de Ed Zambroni, idealizador do Projeto Samba do Abacateiro.

A transmissão será feita pelo Facebook e Youtube do Centro Cultural Fundação CSN!

 

22/11

14h – Master class: violino iniciante com Professora Verônica Nóbrega, violino intermediário, avançado e viola com Professor Elias Barros e percussão com Professor Rick Vargas.

19h – A apresentação dos Tambores de Aço Fundação CSN e Conjunto de Câmara Flauta Doce traz a diversidade da música e ao mesmo tempo a harmonia e integração das diferenças.

O grupo Tambores de Aço Fundação CSN é formado por jovens bolsistas, oriundos do Garoto Cidadão – Volta Redonda. O Conjunto de Câmara Flauta Doce é formado por acadêmicos do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM e faz parte da Disciplina de Práticas Pedagógicas, ministrada pelo Professor Marlon Vieira.

A transmissão será feita pelo Youtube do Centro Cultural Fundação CSN!

 

23/11

09h – Violino intermediário, avançado e viola com Prof. Elias Barros

14h – Clarinete com Prof. Márcio André, Saxofone com Prof. Dr. Leonardo Barreto, Metais com Prof. Dr. Pedro Motta, Percussão com Prof. Rick Vargas e Flauta Transversal com Prof. Dr. Antônio Carlos Guimarães

19h – O Quarteto de Cordas UBM nasceu no Curso de Licenciatura em Música em 2021, durante a pandemia. Os músicos que o compõem fazem parte da Orquestra no Projeto Música nas Escolas. O quarteto apresenta o 1º movimento da Serenata Noturna de Mozart, Kv. 525 em Sol Maior.

A transmissão será feita pelo Youtube do Centro Cultural Fundação CSN!

 

24/11

14h – Clarinete com Prof. Márcio André, Saxofone com Prof. Dr. Leonardo Barreto, Flauta Transversal com Prof. Dr. Antônio Carlos Guimarães e Metais com Prof. Dr. Pedro Motta.

19h – Uma busca de interpretações peculiares de um trio, sobre pérolas da Bossa Nova Brasileira e do Jazz norte americano.

A transmissão será feita pelo Youtube do Centro Cultural Fundação CSN!

 

25/11

09h – Oficina de Musicalização com Profª Dra. Liliana Botelho.

14h – Canto Popular com Profª Dra. Denielle Perotti, Violoncello com Profª. Isabele Alves e Violão com Prof. Filipe Marlon.

19h – O Quarteto de Cordas Barra Mansa apresenta um repertório com foco na música brasileira e latino-americana, proporcionando ao público uma viagem pelo nosso país e pelos países vizinhos, com o objetivo de difundir a nossa cultura e buscando uma interação com diferentes gerações, por meio de um repertório eclético, dentro de uma formação clássica de quarteto de cordas.

A transmissão será feita pelo Youtube do Centro Cultural Fundação CSN!

 

26/11

09h – Oficina de Musicalização com Profª Dra. Liliana Botelho.

14h – Violino Iniciante com Profª. Verônica Nóbrega, Canto Popular com Profª. Dra. Denielle Perotti, Violoncello com Profª Isabele Alves, Violão com Prof. Filipe Marlon.

19h – O Trio do Vale encerra a II Semana da Música apresentando clássicos nacionais e internacionais. O trio se uniu com o objetivo de fazer música instrumental moderna, eclética e divertida. É composto por um saxofonista, um violinista e um violonista.

A transmissão será feita pelo Youtube do Centro Cultural Fundação CSN!